27 de mar. de 2012

Malthusiano


A Teoria Populacional Malthusiana foi desenvolvida por Thomas Malthus ,economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais.

Malthus observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamento do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial, fizeram com que a taxa de mortalidade declinasse, ampliando assim o crescimento natural.

Preocupado com o crescimento populacional acelerado,Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta.Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome.

Crescimento populacional humano em bilhões de habitantes

· 1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos

· 2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos

· 3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos

· 4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos

· 5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1994 - 9 anos

· 6 a 7 bilhões de pessoas entre 1994 a 2011 - 17 anos.

Com base nesses dados,Malthus concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade.

A definição de praga biologica é quando uma população fica com alta taxa d enatalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente.

A superpolução fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas e (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, gerando competição intraespecífica e controle populacional por fome.

No caso da população humana esse controle vem sendo feito com guerras, doenças e miséria. Nossa população está em explosão demográfica desde a revoluão industrial, que começou na Inglaterra no século XVII por volta de1650.

A solução defendida por Malthus seria:

1. A sujeição moral de retardar o casamento

2. A prática da castidade antes do casamento

3. Ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger