22 de fev de 2012

Planeta com Mais água


O telescópio Hubble descobriu um planeta maior do que a Terra, mas menor do que Urano. Este planeta tem água em abundância e é coberto por uma atmosfera espessa e fumegante, como anunciou o Astrophysical Journal. É a primeira vez que se detecta este tipo de planeta, escreve a revista Veja.
O nome é ainda difícil de fixar. Chama-se GJ 1214b e já foi descoberto em 2009. No entanto, a comunidade científica só agora conseguiu confirmar os detalhes sobre a atmosfera do planeta.

Em 2010, cientistas realizaram medições e descobriram que a atmosfera deste planeta seria composta por vapor de água ou nuvens. Agora, a equipa utilizou raios infra-vermelhos do telescópio Hubble e confirmou que a atmosfera é formada por uma espessa e densa camada de vapor de água.

O planeta GJ 1214b tem uma órbita em torno de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas e a uma distância de dois milhões de quilómetros, o equivalente a uma vez e meia o diâmetro do Sol. Prevê-se que temperatura na superfície do novo planeta seja de 230 graus.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger