28 de fev de 2012

Controle linguístico


Já imaginou controlar seu computador e até mesmo o seu carro com... a língua?

Sensores magnéticos na arcada dentária e "piercing" de língua poderão enviar comandos para outros periféricos



Reprodução
Língua
Você certamente já deve ter visto de tudo quando o assunto é controlar objetos sem usar as mãos: desde usar a visão até o poder da mente. Mas prepare-se, pois muita gente vai querer ter um piercing depois desta notícia. Em breve, você poderá controlar um mouse ou um computador, acessar a internet ou até mesmo uma cadeira de rodas apenas com a sua língua!
Segundo o Future of Tech, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia envolvidos no projeto explicam que a descoberta tem como objetivo melhorar a vida de pessoas que sofreram alguma lesão na medula espinhal, impossibilitando que elas movimentem algum músculo do corpo. O protótipo foi intitulado "Sistema de Direção da Língua".

Reprodução

Para possibilitar o controle pelo músculo labial, o paciente precisara ter seus dentes modificados com sensores de campo magnético, colocados estrategicamente em quatro cantos da arcada dentária e conectados a um minúsculo ímã posicionado na língua do usuário (como um piercing). Os sinais dos sensores são transmitidos para um software personalizado para iPhone ou iPad que identifica os comandos do utilizador. Dessa forma, o sistema pode interpretar até sete tipos diferentes de movimento para então mandar os controles que vão conduzir uma cadeira de rodas ou navegar na internet, por exemplo.
Para testar o sistema, a equipe de cientistas realizou experimentos em 11 pessoas com graves lesões na coluna vertebral, cada um com seu respectivo "piercing de língua", e os resultados têm sido positivos.
"Os usuários são capazes de aprender a usar o mecanismo para mover o cursor do computador mais rápido e com mais precisão, além de desviar de obstáculos da pista com maior agilidade e menos colisões [ao usarem uma cadeira de rodas motorizada]", declarou Maysam Ghovanloo, engenheiro do Instituto de Tecnologia da Geórgia.
O próximo passo para outros grupos de pesquisa é utilizar o ímã de língua em ondas cerebrais para controlar braços robóticos e veículos automotivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger