3 de jan de 2012

O qué é TPM?






O que é TPM

A TPM é uma doença que incide desde a adolescência até o climatério de 30 a 40% das mulheres, não ataca órgãos específicos, que não é detectável por exames laboratoriais ou "check-ups". Por isso, as mulheres portadoras são ridicularizadas, desvalorizadas e pré-julgadas. Todos, ao seu redor, consideram-nas exageradas, fingidoras, preguiçosas, pois justificam seus problemas profissionais e emocionais em fatos que, aos
olhos alheios, são inexplicáveis, ademais, utilizam esses sintomas para infernizar a vida dos outros deliberadamente.

Qual a sua causa

De causa desconhecida apesar das inúmeras teorias para explicá-la , é o modelo típico de doença psicossomática, surgida a partir das modificações dos hábitos menstruais neste século. Pode estar relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais: estrogênio, progesterona, hábitos alimentares, estilo de vida ou stress .

Principais tipos de TPM

Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de TPM:

  • Tipo A – a ansiedade e suas consequências, são as características principais.
  • Tipo C – há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente, por doces e chocolate.
  • Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.
  • Tipo H – ocorrência, principalmente, de inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça, gazes no abdomen e dores musculares nas pernas.

Principais sintomas da TPM

  • Baixa produtividade, falta de coordenação, ansiedade, dor muscular, dor de cabeça, depressão, ganho de peso, hostilidade, instabilidade, choro fácil, esquecimento e fadiga entre os mais de 150 sintomas existentes.

Como sanar a TPM

Auto percepção, auto-conhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

Entenda Ciclo Mensal

Ciclo Mensal e Psiquismo

O que é a fase folicular

O óvulo está dentro de um folículo no ovário da mulher, desenvolvendo-se (pequeno cisto fisiológico) e é candidato a uma gravidez. Este período tem duração de 15 dias, durante os quais o sistema hormonal libera um hormônio chamado estrogênio (determinante da feminilidade).

O que é fase lútea

Quando maduro, o óvulo é liberado pelo folículo e transita livre pelo aparelho genital feminino até ser eliminado junto com o fluxo menstrual, se não for fecundado por um espermatozóide . Nesta fase, o hormônio liberado é a progesterona (relacionado com a gestação, também chamado de maternal). Caso haja fecundação será suspensa a próxima menstruação.


Então o que significa o fluxo menstrual

O fluxo menstrual significa que o óvulo não foi fecundado. Durante este período há uma grande diminuição na produção de ambos os hormônios. No útero há uma descamação da camada interna que se faz as custas de uma perda de sangue por 3 dias. Após o término do fluxo, o ciclo se reinicia.

Sugestões para viver melhor com a TPM

Quando você vestir as roupas que escolheu para o dia poderá notar que nada é adequado para esses dias. Até você receber os benefícios do tratamento médico, procure não usar roupas apertadas. O contato com a roupa que parece um número menor é mais um fator de stress que vai irritá-la o dia todo, pois você irá achar que começou a ganhar peso.

Aproveite para pesar-se e saber quanto de líquido em seu período pré-menstrual você retém. Lembre-se que ganho de peso pode ser só água e não gordura. Não entre em desespero e pânico só por líquidos retidos.

Nos dias de hoje, a escolha do que comer é um fator essencial. Principalmente nestes dias alterados, o que se ingere faz muita diferença. Uma dieta rica em proteínas e fibras, pobre em açúcar refinado e sal, é a ideal.

É preciso saber exatamente o dia do ciclo em que as alterações aparecem, para você cortar alimentos nocivos que só vão reforçar e aumentar seu mal estar.

Evite comidas muito salgadas ou doces em exagero, pois elas provocam retenção de líquido, ganho de peso e trazem, neste período, um desconforto físico desnecessário.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger