24 de jan. de 2012

Menopausa


A menopausa é caracterizada pelo fim da função dos ovários e, por isso, da menstruação. Ocorre no final da última menstruação da mulher, e é determinada quando a interrupção dos períodos menstruais acontecem por pelo menos 12 meses.
Idade da Menopausa

A idade média na qual a menopausa ocorre é de, aproximadamente, 50 anos. Mas, ela pode ocorrer em mulheres com até mesmo 40 anos, embora neste caso ela seja chamada de menopausa precoce. Ela ocorre porque, com a idade, os ovários tornam-se progressivamente menos responsivos à estimulação hormonal, até que a ovulação cessa completamente.
Sintomas da Menopausa

Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher e podem ser percebidos até 2 anos antes da sua instalação. Seus sinais característicos são:

Ficar alguns meses sem menstruar,
Muito suor,
Mudanças de humor,
Depressão,
Ansiedade,
Aumento de peso,
Dificuldade em dormir;
Secura vaginal,
Falta de desejo sexual,
Osteoporose,
Ondas de calor que iniciam repentinamente.

Os sintomas e a intensidade deles podem ser atenuados com o uso de medicamentos.
Tratamento da Menopausa

O tratamento para a menopausa consiste no uso de medicamentos que mantenham as taxas hormonais mais elevadas, como o Neurotin, por exemplo. Outros medicamentos podem ser receitados, se houver necessidade, como os calmantes e os antidepressivos.

Contudo, nem todas as mulheres poderão tomar este tipo de medicamento, pois eles contêm algumas contraindicações, como a hipertensão arterial e colesterol alto, por exemplo.

Alguns métodos naturais de realizar esta reposição hormonal é através do consumo da soja, lecitina da soja ou isoflavona de soja, todos estes já foram cientificamente comprovados serem benéficos em relação a menopausa. Quanto à alimentação, recomenda-se:

Dar preferência à: frutas cítricas, cereais integrais, peixes gordos. A suplementação com semente de linhaça pode ser indicada para melhorar o transito intestinal e controlar o colesterol.
Evitar: pratos condimentados, alimentos ácidos, café e bebidas alcoólicas, alimentos com alto teor de açúcar e gorduras, como os industrializados, além das carnes e lacticínios gordos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger