3 de jan. de 2012

Escudo que cria área de silêncio absoluto

Cientistas desenvolvem escudo que cria área de silêncio absoluto


ciencia
No futuro poderá ser possível criar um ambiente em que nenhum tipo de som seja ouvido por quem estiver fora dele. Pelo menos isso é o que sugerem pesquisas feitas no Instituto de Karlsruhe, na Alemanha, com metamateriais. Os cientistas criaram um escudo acústico - uma região imune aos sons.

O estudo com metamateriais já criou campos de invisiblidade. Agora, os avanços nessas pesquisas chegaram ao chamado "círculo do silêncio", uma área que, combinada com um campo de invisibilidade, só pode ser vista ou ouvida por quem faz parte dela. Ninguém de fora consegue saber da existência, muito menos ouvir nada do que está sendo feito dentro daquela área, de acordo com o estudo.

O "círculo do silêncio" foi criado usando um material artificial com dois polímeros, um macio e um rígido, montados em uma placa de 1 mm de espessura. Esses polímeros foram misturados e criaram 16 metamateriais diferentes, que foram dispostos sobre a placa. Isso permite controlar as ondas de som e sua direção de propagação, criando, assim, uma área de silêncio absoluto.

A estrutura do metamaterial faz com que as ondas não entrem nem saiam do círculo, impedindo que qualquer pessoa fora desse local consiga ouvir o que é dito lá dentro. Em contrapartida, também é impossível para as pessoas de dentro ouvir o que vem de fora - ou seja, é uma área completamente isolada do mundo exterior.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger