25 de jan. de 2012

Como preencher um cheque

Como preencher cheques


Se você tem conta em banco e já pode retirar cheques, aprenda como preencher da maneira correta, para evitar problemas futuros. Atenção para a explicação de termos como “nominal”, “beneficiário” e outros mais específicos. Tanto o banco como as pessoas que irão receber seus cheques tratam dessa modalidade de pagamento com um vocabulário bem particular.
Confira primeiro os tipos de emissão:
Ao portador
Nominal
Nominal não à ordem
Cruzado
Cheque pré-datado

Sustar o cheque
Caso o seu cheque tenha se perdido ou foi roubado, você deve comunicar imediatamente a ocorrência ao banco e pedir o cancelamento, se o cheque perdido ou extraviado não tiver sido preenchido, ou a sustação, se foi preenchido. Para isso, você deve identificar-se, mediante assinatura em documento escrito, senha eletrônica ou dispositivo válido indicado pelo banco.

Preenchendo o cheque
Abaixo, descrevemos os espaços a serem preenchidos no cheque. Lembre-se de que, antes de pegar na caneta, é preciso ter certeza de todos os dados que serão escritos no documento para evitar erros e, consequentemente, a inutilização do documento.

1) No campo “R$”, escreva o valor do cheque em números. Por exemplo: R$346,67.

2) No espaço “Pague por este cheque a quantia de”, escreva o valor do cheque por extenso. Esse valor deve ser igual ao valor em números.

3) Depois, você escreve o nome da pessoa ou a quem você está realizando o pagamento.

4) Nos traços em branco (______,___de_________de______), você coloca local e data em que você está preenchendo o cheque.

5) Por último, você precisa assinar o cheque, autorizando o banco a pagar a pessoa ou a empresa que apresentá-lo para pagamento. A assinatura deverá ser igual aquela que você registrou no cartão de assinaturas quando abriu sua conta corrente.



Tá ai, agora e meter a mão na massa...

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger