30 de dez. de 2011

Mágica ou lógica?





Aproxima-se o tempo de inscrição. Para muitas pessoas, isso não representa problema algum, uma vez que já sabem claramente para que curso vão prestar vestibulares. Outras por sua vez, gostariam muito de poder encontrar o gênio da lâmpada, uma fada madrinha, ou uma bola de cristal que lhes apontasse o caminho do sucesso profissional.

Conforme dissemos no título desse artigo, não é pelo caminho da magia que chegaremos a obter tal indicação. As respostas não precisam ser encontradas num oráculo. Basta usar um pouquinho de lógica. Hei-las:

Diploma de curso superior:

Até bem pouco tempo atrás, bastava esta condição para que todos se sentissem com o futuro garantido. Bons empregos, oportunidades e concursos não faltavam. Acontece porém, que nos dias atuais, somente obter o diploma já não é nem um pouco seguro. Seja ele de uma renomada faculdade ou de um disputadíssimo curso. É preciso bem mais que isso... Paremos de olhar somente o “canudo” como a solução de todos os problemas porque ele isoladamente não garante nada.

Domínio de idioma(s)

Obviamente que o principal deles é o da nossa própria língua. Expressar-se e compreender com clareza amplia, sobremaneira, nossas oportunidades. Somado a isso, a fluência em outros idiomas nos insere nessa grande aldeia que o planeta se transformou. Prova disso se vê na ampliação de oferta e procura por cursos de mandarim, por exemplo...

Domínio da tecnologia

(entenda-se aqui também o uso do termo no seu mais amplo sentido: método, procedimento, ciência, técnica...).
Engana-se quem resiste ao uso de determinados equipamentos e recursos da modernidade. Já viram pessoas que não sabem enviar ou receber um fax, que abominam o uso de computador em seu auxílio, ou que sequer programam um videocassete pra gravar?

Há muita gente que pensa que “gostar de trabalhar com gente” prescinde de utilização de tecnologia. Outros já pensam que na faculdade estarão “livres” de algumas matérias, ou que conseguirão trabalhar somente com que (ou quem) gostam. Ledo engano!

Qualidades pessoais

Em minha opinião essa é uma das chaves mais seguras para a pessoa se manter no mercado. Afinal todas as condições anteriormente citadas dependem intimamente desta aqui.O ingresso no mercado muitas vezes se dá pela competência TÉCNICA, mas a permanência se garante pela competência PESSOAL.

Entendemos por qualidades pessoais atributos como: disciplina, criatividade, liderança, capacidade de trabalhar em grupo, capacidade de tolerar frustrações, persistência, empatia etc...etc...etc...

A lista aqui é infinita e cada pessoa deve estar avaliando, constantemente, as habilidades que ainda precisa desenvolver.

Rede Social

A expressão fazer (ou queimar) seu filme é o que bem define o que queremos dizer. Você já está, desde hoje, começando a delinear a imagem que terá no futuro. Apresentar-se à sociedade como uma pessoa confiável, séria e determinada faz uma enorme diferença. Grande parte das pessoas que você convive hoje será seu cliente no futuro. Que reputação você já esta começando a criar sobre si? Além disso, existe aquela famosa situação de indicação. Fulano conhece fulano, que conhece fulano, que sabe de uma boa oportunidade de emprego .

Existe uma tendência muito forte no mercado de trabalho, atualmente, de empresas só contratarem por indicação.

Ser bom aluno é muito mais do que tirar boas notas.Conviver com pessoas que possam te estimular o crescimento, participar de projetos sociais, enriquecer a vida acadêmica pela participação em monitorias, pesquisas, intercâmbio e bons estágios... Todas essas são situações onde os seus talentos poderão ser desenvolvidos e, principalmente, conhecidos. De nada adianta você ser muito bom se ninguém sabe disso.

Viram que não tem mesmo magia nenhuma na conquista da tão sonhada realização profissional?

Portanto caros alunos, vocês precisam mesmo é de definir como alcançar essas cinco chaves. E eu espero, sinceramente, ter clareado o caminho de vocês sem sequer utilizar uma lâmpada.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger