30 de dez. de 2011

Importância da cor dos fios do cabo da rede



O pino 1 do conector de rede envia o sinal em polaridade positiva, e o pino 2, envia o mesmo sinal só que em polaridade invertida, ou seja negativo.

Acontece o mesmo com os pinos 3 e o 6 (não 3 e o 4)que são para recepção

Mas porque essa ideia ??
É que no envio de uma informação em um fio em uma polaridade, o fio gera um campo eletromagnético em um sentido, assim como o mesmo sinal é enviado só que em polaridade inversa, vai gerar o mesmo campo eletromagnetico só que em sentido contrario assim os campos se cancelam !

E os pares são trançadinhos para reforçar esse cancelamento ! e evitar perda de sinal
Por isso imagine se fizer um cabo de qualquer jeito apenas com sequencias pino a pino o que daria ?? perda completa de sinal em uma rede de 100Mbps ou maior (ja uma rede de 10 Mbps chega a funcionar, pois a velocidade sendo menor o campo magnético gerado pelo cabo não é suficiente para prejudicar o sinal )

Por isso que o Switch ou HUB fica maluco, o sinal estando danificado, ele fica perdido quando tenta comutar uma velocidade de 10 ou 100 Mbps !!)

Exemplo sequencia incorreta
VB-- V-- LB --L-- AB-- A-- MB-- M (simples não ??)

Assim ficaria o VerdeB e o Verde para enviar o sinal(pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe), e o LaranjaBr e Azul para receber o sinal, pares de cores incorretas(pares não trançados)

Agora o correto

VB--V--LB--A--AB--L--MB--M

Assim VBr e V para enviar, e o LBr e L para receber (pino 1 e 2 envia, 3 e 6 recebe).
Só para complementar, vocês sabiam que nos fios azuis (azul e azul branco) vc pode ligar uma linha de telefone ?? pois eles ficam exatamente no centro do conector, colocando um conector femea no terminal, vc pode conectar um plug RJ45 (rede) ou um plug RJ11 (telefone), o plug RJ11 encaixa no terminal femea do cabo de rede !!

E mais ainda, vamos supor que deseja puxar mais um ponto de rede do hub até mais um terminal proximo a outro, mas só que a dificuldade de passar mais um cabo de rede é grande, então, tem jeito de ligar 2 computadores em um só cabo ??

Tem sim !! vamos la !!
Ja que a rede só usa 4 fios para receber e enviar dados, porque não aproveitar os fios marrom e azul para funcionar e economizar cabo ??
Para isso temos que fazer uma derivação no cabo
Desplugue o cabo que vc quer fazer a derivação do HUB.
Corte fora o conector
Desencape o fio mais ou menos uns 30 ou mais centimetros
Separe os pares Verdes e Laranjas (1º conector), Azuis e Marrons (2º conector) deu para entender ??
Dai é só usar a regra "tres pula dois um" (cada conector com somente 2 pares)
Primeiro conector usar o Vbr---V---LBr---pula---pula---Lar (3 pula 2 --1 )

Segundo conector AzBr---Az---MaBr---pula---pula---Mar

Dai é só conectar no HUb os 2 conectores e fazer o mesmo na outra ponta do cabo, mas tem que descascar a medida da distancia dos micros, para não ficar feio use a capa azul do cabo para encapar os fios que ficaram para fora que ninguém notara a diferença.

Tai !!! funciona normalmente belezinha, sem ter a dificuldade de passar mais um cabo de rede, só para ligar mais um terminal !!!
Isso estamos fazendo a derivação na unha, mas existem no mercado esses derivadores prontos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
DESIGN FEITO POR BRUNO Blogger